Conheça um pouco mais da nossa história...
da nossa tragetória...
e nossa meta, nossos objetivos...
Previous
Next

O INÍCIO

ENCONTROS / IDEAIS

Em 2017 movido por uma enorme vontade de celebrar a cultura, difundir mais o tradicionalismo gaúcho e integrar a comunidade em todos os cantos dos Estados Unidos, Vandenir de Souza (o Vande), então Presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho, deu os primeiros passos para iniciar na Flórida um movimento que iria a partir dai crescer e difundir-se cada vez mais.

Vendo que existia um potencial muito grande na Flórida, começou a articular para promover o primeiro evento ao qual pudesse receber gauchos vindos de várias regiões da Flórida, reunir os que já estavam por ali, oficializando assim, os encontros na região central do estado (Orlando).

Vande inicialmente conversou com seu amigo Nelson, proprietário da Churrascaria Boi Brazil, o qual também teve papel fundamental para o início desse “entrosamento.” Com sua influência e amizades, Nelson ajudou a propagar a idéia de unir os gaúchos da Flórida. Ele foi dando nomes ao amigo Vande, sugerindo algumas pessoas que ele conhecia e que tinha contato. Assim Roberto de Freitas Júnior foi lembrado e convidado a participar desse projeto ajudando na produção e divulgação do evento. O gaúcho Molina também foi convidado a fazer parte do grupo e chamar toda sua rede de contatos para tal evento. Júnior apresentou o amigo Volnei Rodrigues que chegou ao grupo trazendo toda sua bagagem tradicionalista, seu conhecimento teórico da história e cultura gaúcha, como a experiência na invernada campeira. Gerson, entrou para o grupo com seu conhecimento de publicidade, o que fez toda diferença na divuldação dos primeiros eventos. Célio Santos, simpatizante da cultura gaúcha também entrou para o grupo com sua disposição em ajudar a fazer o movimento crescer.

Outros nomes foram entrando, nomes os quais logo mais iriam compor a primeira patronagem do CTG Rincão do Imigrante, bem como figuras importantes para a aliança entre os gaúchos de Orlando e região. Selma de Ávila que também é entusiasta da cultura gaúcha, também foi inserida no grupo, através de Marilene Bittencourt. Marsciane Laskoski, Karine De Freitas, Cristina Fries e outras prendas foram “se achegando” dando sua contribuição para o movimento, e assim foi crescendo o grupo de gaúchos que daria o primeiro passo para fundar o primeiro Centro de Tradições Gaúchas no estado da Flórida.

A semente já havia sido plantada, e um novo evento foi planejado para ser realizado em Março de 2018. O grupo trabalhou incansavelmente para poder receber em Orlando gaúchos vindos de vários estados do país. A programação recebeu mais de mil pessoas, entre elas muitos como voluntários que trabalharam pelo sucesso do evento. Marcio que se deslocou do sul da Flórida, colocou-se a disposição e contriubuiu com o churrasco do evento, assim como Nelson, Júnior, Volnei e os outros nomes que apareceram no dia e “botaram a mão na massa” para judar. A partir daí viu-se como a cultura gaúcha ainda é muito querida, apreciada, expressiva e bem recebida onde quer que se apresente.

No próprio evento os amigos foram conhecendo outras pessoas e os valores em comum foram aproximando mais e mais a gauchada. Movidos pelo mesmo propósito, decidiram informalmente que aquela era a hora de dar início a um Centro de Tradições Gaúchas em Orlando, no estado da Flórida. Depois dos primeiros eventos a chama foi acesa, e todos viram as possibilidades de realizar mais eventos voltados a comunidade gaúcha e simpatizantes da arte e cultura tão singular do Rio Grande do Sul.

Assim, após alguns encontros, conversas e rodas de mate, Vande, com a aprovação do grupo lançou uma reunião seguida de jantar e baile, onde seria oficializada a fundação do CTG.

FUNDAÇÃO OFICIALIZADA

O evento aconteceu no dia 16 de Junho de 2018. O pequeno grupo de novos amigos que já estava cedento por mais encontros, decidiu inicar nesse dia o movimento tradicionalista organizado em Orlando, anunciando para a comunidade presente que ali estava fundado o 1º CTG de Orlando Flórida. Na ocasião foram escolhidos os nomes que iriam compor a primeira Patronagem bem como o nome e slogan do CTG.

Patrão Volnei Rodrigues, 1º Capataz: Roberto De Freitas Júnior, 2º Capataz: Nelson Ramos, 3º Capataz: João Marciel, Tesoureiros: Jolcemar Molina Lima, Vice-tesoureira: Marsciane Laskoski, 3º tesoureiro: Paula Valéria. Secretária: Selma de Ávila, 2º secretária: Cristina Fries, 3º Secretária: Karine de Freitas, Diretor Artístico: Paulo e Janete Nunes, Diretor de eventos: Aurélio, 2º Célio Santos, 3º Maurício. Diretor de Marketing: Gerson Isa, Marinês Maia.

O QUE NOS MOVE / AÇÕES

A partir daí os eventos não pararam mais. Mais amigos foram chegando, a cultura foi demonstrando expressividade em outros meios, mostrando que o movimento gaúcho é algo que transcende barreiras geográficas. Gaúchos de diversos estados começaram a se deslocar para participarem dos eventos do CTG e prestigiarem a tão saudosa cultura gaúcha.

Desde esse dia O CTG Rincão do Imigrante, além de churrasco, bailes e festas foi ganhando mais prestígio e visibilidade entre a comunidade brasileira dos Estados Unidos, novos membros foram chegando trazendo mais cultura, mais poesia, dança, arte, e ajudando assim a fazer dessa instituição uma sociedade organizada e unida, com ideais de preservação a tradição, solidariedade e resgate de valores e cultura.

Todos os eventos do CTG são promovidos por voluntários que trabalham incansávelmente para proporcionar a comunidade momentos de lazer, alegria e diversão em um ambiente familiar e hospitaleiro. Sendo que 10% do que é arrecadado em cada evento é destinado a instituições carentes do Brasil.

OBJETIVOS

E assim seguiremos, com o intuito de apresentar nossos costumes a toda a comunidade, bem como oferecer-lhes bons momentos, acolhida e mais integração entre o povo brasileiro, e outros povos que queiram conosco estar, independente de sua identidade cultural.

Buscando levar, cada vez mais, uma tradição embazada em valores familiares, em integração de culturas, em união e confraternização, em solidariedade e amizade. Ensinando as próximas gerações (nascidas nos Estados Unidos), nossos costumes, honrando os antepassados, honrando nossa terra querida, e contribuindo com a expansão da cultura Rio Grandense independentemente do lugar do mundo onde ela se apresente!

Se você deseja fazer parte da nossa história, torne-se um sócio do CTG e junte-se a nós nesse movimento de integração!